Suplementos naturais para ganho de massa muscular


Todos os frequentadores assíduos de academia sabem que os exercícios feitos lá ajudam a criar músculos e a manter a forma. Porém, somente a realização dos exercícios não é suficiente para se criar massa muscular em um curto período de tempo. Há muitos apressadinhos que querem ver os resultados em pouco tempo e sua pressa pode custar caro, já que a qualidade dos exercícios não é a mesma se eles não forem executados com mais calma.

Uma alternativa para estes apressados que querem ganhar músculos à qualquer custo são os suplementos alimentares. Os suplementos são produtos criados a partir de substâncias essenciais para o organismo humano como forma de complementar a alimentação. Uma informação importantíssima no uso de suplementos é que as doses devem ser ingeridas, de preferência, antes das refeições. Alguns suplementos podem ser tomados durante os exercícios, embora esta prática não seja muito recomendada pelos médicos e especialistas da área.

Os principais suplementos alimentares naturais

Os suplementos alimentares são feitos sinteticamente, simulando alguns nutrientes que são encontrados em nossa alimentação. Exatamente por este motivo alguns atletas preferem não utilizar os suplementos artificiais, mas, sim, ingerir tais nutrientes na fonte natural. Para saber o que deve comer para aumentar a massa muscular você precisa saber em que tipo de alimentos são encontradas as substâncias necessárias para o ganho de massa.

Um dos principais e mais comercializados suplementos é o whey protein, que é uma das proteínas de absorção mais rápida na natureza e, também, necessária ao organismo e para reconstrução dos tecidos dos músculos. O whey protein pode ser encontrada no leite e seus derivados e nos ovos. Porém, é importante lembrar que o tempo de absorção da whey protein na forma de suplemento é muito mais rápido.

Outro suplemento bastante utilizado é a creatina. A creatina é a fonte de energia necessária para que você consiga cumprir o cronograma de exercícios e ainda conseguir aumentar sua massa. A maior fonte de creatina presente na natureza é a carne vermelha. Altas doses de carne vermelha podem fornecer a creatina necessária para o seu dia a dia, mas tenha cautela, pois tudo que é consumido em excesso pode trazer malefícios à saúde, portanto, pegue leve!

Os tão famosos multivitamínicos são comprados aos montes por quem pretende ganhar massa muscular rapidamente. Mas eles talvez sejam os mais fáceis de ser substituídos, pois todas as vitaminas e sais minerais presentes em sua composição podem ser encontradas na natureza, nas frutas, verduras, legumes, enfim, nos alimentos ditos saudáveis que compramos no mercado. Por isso, o consumo de alimentos saudáveis é tão importante. Além de tudo, economizamos uma boa grana ao deixar de comprar multivitamínicos.

Os prós e os contras dos suplementos

O uso de suplementos vem crescendo no Brasil, mas muitas pessoas ainda os veem com desconfiança, justamente pelo fato de serem confundidos com os anabolizantes. O fato é que algumas substâncias são proibidas no país por conta dos efeitos negativos delas no organismo. Mesmo assim, são vendidas nas lojas porque há público.

O desafio é aliar os suplementos com a alimentação. Se a pessoa consegue fazer isso, certamente irá tirar o melhor dos dois e utilizar isso a seu favor na hora de desempenhar o exercício e aumentar sua massa.

O peso dos suplementos é o preço, muito acima do que é cobrado em outros países. De qualquer forma, para quem quer ter mais músculos o preço é subjetivo.